Menu

19/06/2022

Crianças já podem ser missionárias?

As crianças podem ser missionárias?
Eu posso citar inúmeros exemplos de crianças que testemunharam de Jesus para seus pais e amigos e hoje fazem parte de uma comunidade cristã.
Mas, precisamos tomar cuidado para não pressioná-las.
Quando penso na minha infância: eu desejava ansiosamente que meus colegas da escola vissem meus adesivos cristãos na mochila... Parece que ninguém percebeu que eu era cristã. O que ficou? Uma consciência pesada, de não ter cumprido com meu dever. Será que muitas crianças também não têm a mesma experiência que a minha?
Então, como isso funciona?
Antes de responder a estas perguntas, gostaria de esclarecer o que é ser um missionário e o que isto significa. Quando fica claro qual o papel da missão na igreja, então poderemos ver melhor a importância deste trabalho com as crianças.

MISSÃO – O QUE SIGNIFICA ISSO?
Quem conhece a Palavra de Deus, logo vai descobrir que missão é o ponto central, o coração da Bíblia. Da primeira até a última página, fica claro para nós que Deus quer se reconciliar com o homem.
Deus envia Seu próprio Filho a este mundo (Jo 3.16). Jesus, pela Sua vida, se torna modelo de comunhão com o Pai (Fp 2.6-8). Jesus morreu na cruz, para ser o Salvador, e se torna o reconciliador entre Deus e os homens, que agora podem ter comunhão com Ele de uma vez por todas e para todo o sempre (Jo 1.12 e Hb 9.12).
Jesus incumbe seus discípulos da missão de levar o Evangelho para todas as nações (Mt 28.18-20). Mas, desde o Antigo Testamento, esta mensagem já era proclamada: Deus quer ser o Deus de todos os povos, e quer atrair para Si todas as pessoas deste mundo. Em Sua natureza, Deus é missionário e a Igreja também deve cumprir esta missão.

CONSEQUENCIAS PARA O TRABALHO COM CRIANÇAS
Se todo seguidor de Jesus é um missionário, isso inclui também as crianças?
É claro que sim!
No Antigo Testamento, as crianças faziam parte da comunidade de fé, e eram introduzidas na vida espiritual (Dt 16.11; 2 Cr 20.13 e Ne 8.3). Ali as encontramos no papel de alunos (Êx 13.8; Dt 4.9-10; 6.4-9; Js 4.20-24). Então, podemos dizer que as crianças, através da participação ativa na comunidade, também eram apresentadas como povo de Deus.
Quanto mais eu trabalho com crianças, mais vejo a importância de que elas se tornem discípulos de Jesus. Eu acho perigoso pensar que atingimos nossos objetivos quando as crianças apenas conhecem histórias de Jesus. Nossa tarefa inclui muito mais! As crianças precisam ter suas vidas transformadas, para refletir a imagem de Cristo (2 Co 3.18), de forma que a missão seja o centro da sua vivência cristã.

O CAMPO MISSIONÁRIO
Crianças não precisam viajar para um outro país para serem missionárias. Elas podem ser missionárias em seu próprio ambiente, no lugar onde vivem. Mas, estejamos cientes, nós e as crianças: quem fala de Jesus é, automaticamente, considerado um estranho hoje. Isto é muito importante. Precisamos acompanhar as crianças em suas experiências, para que elas não sejam sobrecarregadas e desanimadas.
Visões sobre o trabalho missionário em outras culturas também são muito importantes para o nosso grupo. As crianças descobrem que a vida cristã em outros países pode ser um desafio. Para elas é uma grande novidade saber que no mundo todo existem muitas crianças que ainda não conhecem Jesus. Crianças rapidamente se compadecem dessas situações, de que há vários países e pessoas não alcançadas ainda para Jesus, ajudando financeiramente e acompanhando missionários em outros países, através de suas orações, ficando felizes em poder ajudar.

CRIANÇAS MISSIONÁRIAS – COMO TORNAR ISTO PRÁTICO
Uma boa regra é ter uma atividade missionária para um grupo, ou até para pequenos grupos. O grupo cria uma identidade e um sentimento de valor, que vai ajudá-lo a enfrentar situações difíceis e até decepções, fortalecendo a experiência.
Exemplos: visitas em hospitais e lar de idosos, durante um programa evangelístico ou num evento infantil de ajuda ao próximo. Devemos incentivar as crianças a testemunharem. Podemos dizer também: convidem seus amigos para o nosso grupo, que nós iremos fazer um programa bem atrativo. Se nós produzirmos um convite e um programa especial junto com as crianças, poderíamos também incluir os tímidos, para que não se sintam excluídos.
Exemplos: assistir um filme evangelístico; tarde de jogos com uma breve palavra bíblica; festa infantil e outros.
É muito importante que nós acompanhemos as crianças em suas atividades missionárias. E, claro, também que tenhamos tempo para conversar com elas. Precisamos incentivá-las nesta tarefa, nos alegrando quando elas conversarem com seus pais sobre Jesus; e compreendê-los quando não dizem nada durante uma aula na escola, em que os outros alunos insultaram o Dennis. Sugestão: agora, vamos orar juntos para que Deus dê uma oportunidade de falar com o Dennis, e dizer que Ele o ama muito.
Cada grupo de crianças pode ter um contato com o trabalho missionário no exterior. As crianças precisam saber: esta é a nossa Missão e por ela oramos e ofertamos.

EXEMPLOS
• Convidar um missionário para o programa das crianças.
• Material informativo sobre a Missão, analisando com as crianças.
• Por e-mail ou carta, manter contato permanente com o missionário.
• Orar regularmente pelo missionário.
• Ofertar regularmente.
• Apresentar um trabalho missionário no culto da comunidade.

Finalmente, eu quero voltar a algo fundamental neste trabalho: o papel central do Espírito Santo e oração pela atuação do missionário, em palavras e ações.
Se quisermos que as crianças sejam missionárias, sem a ação do Espírito Santo, os seus esforços não terão êxito. É o Espírito Santo que nos permite sermos testemunhas de Deus. Sobre isso devemos conversar com as crianças, para que orem pedindo que o próprio Deus lhes dê coragem para executar esta tarefa. A oração desempenha o papel mais importante, o papel central, e eu estou convencida de que devemos guiá-las para orar pelos seus companheiros da classe escolar. Nós também precisamos nos engajar nestas orações, para que Deus encontre o momento adequado para que elas sejam respondidas. A resposta às orações sempre estão nas mãos de Deus, e as crianças necessitam saber disso.
É importante também que as crianças saibam que a ação missionária não depende só das nossas palavras e ações. Todos nós precisamos viver cada vez mais “à semelhança de Cristo” no nosso trabalho. As crianças precisam perceber que também podem “falar” através do seu comportamento, quando testemunharem para outras pessoas.

AS CRIANÇAS JÁ PODEM SER MISSIONÁRIAS?
Esta foi a nossa pergunta, no início. Minha resposta é: SIM, AS CRIANÇAS PODEM E DEVEM MISSIONÁRIAS - JÁ. E esta é a nossa tarefa: envolvê-las neste trabalho, para que desempenhem seu papel como seguidoras de Jesus.

Autora: Hannelore Zimmermann, missionária para a Missão Alemã (DMG) no Peru.
Tradução: Flavio G. Mueller
Adaptação: Joseane E. M. Dutra

Webmail
Desenvolvido por Empresadois