Menu

21/08/2022

Obreira do HABILITAR com acesso concreto ao mundo das palavras

Larissa Gebien Henkels é obreira do HABILITAR da MEUC e atua ao lado do seu Esposo Edemir em Fraiburgo/SC. Ela é cega, por isso preparar um texto, ter acesso a ele durante uma pregação era um enorme desafio. Desde o início de agosto ela conta com pequeno aparelho “Linha braile QbrailleXL” que lhe permite leitura instantânea de qualquer texto digitalizado em braile. Veja seu relato:

No dia 14/08/2022 fiz minha primeira pregação usando a linha braile. Foi fantástico!
Pude ficar mais tempo meditando no texto Bíblico sem precisar me preocupar com a transcrição do computador para o braile usando muitas folhas de papel.
Além disso, não precisei ocupar o tempo do meu esposo para ele ditar para mim. Ele sempre fez isso de bom gosto, mas é um tempo que poderia estar sendo usado para preparo de outros materiais.
Pude ler o comentário Bíblico na linha braile e escrever no computador e, ao colocar a pregação no cartão de memória e inseri-lo na linha braile, estava ali, a pregação toda em braile, incluindo o texto Bíblico!
Se eu tivesse o hinário e a Bíblia impressos em braile, precisaria de muito espaço para armazená-los e não daria para levar tudo cada vez que eu fosse ao culto ou à outras programações, afinal, apenas a Bíblia impressa em braile tem 39 volumes e ocupa 2 metros de parede. Com a linha braile, só preciso procurar a passagem Bíblica ou o hino que quero. Foi fantástico ir ao culto e poder acompanhar a leitura do texto Bíblico, algo que nunca pude fazer. Foi fantástico estar no culto e poder cantar um hino junto com os irmãos, por poder ler a letra na linha braile, algo que nunca tinha podido fazer. Eu cantava apenas as músicas que eu sabia de cor.
A linha braile me ajudou a recuperar o gosto pela leitura. Às vezes, por ter sono excessivo durante leitura que eu fazia ouvindo áudio livros ou a voz robótica do meu leitor de telas do computador ou do meu celular no kindle e outros arquivos. Agora não, posso ler em voz alta para mim mesma. Isso me ajuda a absorver melhor o conteúdo. Posso até demorar mais para ler, mas pelo menos, não preciso ficar lendo duas ou três vezes a mesma coisa para conseguir entender devido à dificuldade de prestar atenção seja pelo sono ou pelos barulhos ao redor. Agora, posso ler por conta própria. Isso é maravilhoso! Agora também consigo saber a ortografia das palavras! A sensação em minha mente de ler em braile em voz alta é completamente diferente! Agora sim, o mundo das palavras se tornou concreto para mim!

Webmail
Desenvolvido por Empresadois