Menu

12/07/2016

Exemplo!

Dionei de Liz

Crianças veem e fazem!

Se você for perguntar a qualquer pai ou mãe sobre o desejo em relação a vida de seus filhos, todos lhe dirão que querem filhos honestos, íntegros, pessoas boas, trabalhadoras, com relacionamentos saudáveis...

Mais ainda: querem que sejam pessoas emocionalmente estáveis, de longe imaginam filhos problemáticos.

Mas para que isso aconteça é necessário uma série de fatores. Dentre eles destaco (ao meu ver) o mais importante, mas que está em falta: o EXEMPLO.

Será que o exemplo dos pais tem contribuído para que seus filhos sejam pessoas melhores?

Tenho visto muito em prática o “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”. Não fale palavrão, mas no trânsito o pai fala muitos deles. Não assista coisa ruim, mas o pai vive assistindo filmes duvidosos. Não desobedeça sua mãe, mas o pai a trata como uma empregada. Não minta, mas a mãe pede para o filho dizer ao telefone que não está. Não beba e nem fume, mas os pais ficam tortos nos domingos (ou todo o dia?). Vá à igreja, mas os pais deixam o filho na frente da igreja e vão embora

Filhos veem. Filhos fazem. Esta era uma frase em um vídeo com titulo Exemplo. Filhos imitam. Vemos isso quando uma criança calça o sapato dos pais. É como se a criança fosse seguindo nossas pegadas.
Somos a referencia delas. Os pais e familiares são o certo e o errado na vida delas, mas este assunto não é novidade.

Sabemos que é assim. Mas porque não praticamos isso? O que impera em nossa época é o Egoísmo e o Conformismo.

Ninguém quer abrir mão de algo, mesmo que seja errado. Mesmo que pessoas sofram por causa disso. Eu faço o que quero. Não queremos abrir mão. Somos péssimos exemplos e pensamos que isso não influencia em nada a vida de nossos filhos.
Mas será que os filhos ouvem quando nosso fazer é contrario aos nossos conselhos?

Os adultos também não confiam em quem não pratica o que diz. Com as crianças não é diferente.

Em Deuteronômio 6.6-9 lemos algo interessante que o povo Hebreu tinha por costume. Deus havia dado alguns conselhos para o povo e isso eles deveriam falar para seus filhos para que eles nunca esquecessem. Mas é interessante o que Deus dá algumas sugestões para que eles tenham êxito neste repasse de informação: “Estas palavras que hoje te ordeno estarão no teu coração. Tu inculcarás a teus filhos, dela falarás assentado em sua casa, - andando pelo caminho, ao deitar-te, ao levantar-te. As atarás como sinal na tua mão; E serão frontal entre teus olhos; Escreveras nos umbrais das portas e na tua casa.”

Interessante a forma como o texto é apresentado. O foco é inculcar nos filhos. Mas como se faz isso?

O texto diz que isso tem que ser feito assentando, andando, deitando, levantando. Ou seja, em todos os momentos. Somente se vivermos o que dizemos, teremos credibilidade, não só com os filhos, mas com todos que nos cercam. Exemplos, palavras, instruções não estão restritas a momentos de conversas e conselhos, mas devem ser estilo de vida.

O exemplo dos pais para seus filhos não deveria ser um peso, mas alívio diante dos pesos futuros que seus filhos não lhe trarão. Que nós abramos os olhos para isso!

Deus te abençoe!

Webmail
Desenvolvido por Empresadois