Menu

11/01/2016

SUICÍDIO! SERÁ VOCÊ O PRÓXIMO?

Dionei de Liz

De tempos em tempos ouvimos de alguém tirando sua própria vida.

Robin Williams (1954 – 2014): Vinha a algum tempo sofrendo com depressão e drogas. Um grande ator. Me lembro dos filmes que ele protagonizou. Gostava muito dos filmes dele.

Tanto sucesso, mas lá dentro não estava bem. Com um cinto e um trinco, ele escolhe encerrar sua vida. Nossa, é muito impactante isso.

Ele não o foi primeiro, nem o último a tomar a decisão de tirar a própria vida. Nos últimos tempos, varias pessoas famosas escolheram este destino.

Não quero aqui condenar e nem absolver ninguém. Cada um é responsável pelos seus atos. Há pessoas que não se suicidaram, mas a cada dia, através de uma péssima alimentação e péssimos hábitos acabam por suicidar-se aos poucos. Eu me incluo nisso.
Guardemos as pedras e reflitamos.

Mas o que leva uma pessoa a tirar a própria vida?

Há vários motivos que levam uma pessoa ao suicídio: problemas familiares, descoberta de uma doença incurável, dívidas, vazio existencial, frustrações com o mundo e consigo mesmo.

Será você o próximo?

Que pergunta! Não quero encorajar ninguém, porque particularmente não vejo no suicídio qualquer tipo de vantagem. Sem contar que depois quem sofre com tudo isso é a família, que fica sendo atormentada com sentimentos como: “o que eu podia ter feito que não fiz? É culpa minha será?”.

Os vários números de suicídios devem nos fazer refletir. O que está acontecendo? O que está faltando?

Pra mim isso é sintoma da decadência da autonomia humana.

O quê quero dizer com isso?

O homem moderno se gaba de seus “autos”. Auto suficiência (não preciso de ninguém), auto estima (eu me defino belo) , auto religiosidade (eu faço minha espiritualidade)... Só que o “auto”, não vai muito alto não.

Vemos situações de nosso mundo que fogem do nosso “auto controle”. Não temos respostas aos dilemas. Não temos estrutura emocional para suportar as pressões do dia a dia nas mais diversas áreas da vida.

Precisamos quem nos ajude. Precisamos quem nos carregue. E esse carregar, foge também das forças de um amigo, que também não tem todas as respostas... nem pra ele mesmo.

CS Lewis disse em seu livro “Cristianismo puro e simples”, que a pessoa que procura respostas neste mundo é como se você estivesse se afogando, e aí você pede ajuda para alguém que também está se afogando. Isso não resolve, os dois continuam na mesma situação.

É necessária ajuda externa. Alguém de fora da água. E somente Deus está fora deste emaranhado. Só Ele tem condições de te dar o que não temos.

É necessária ajuda de Deus. Sem Deus o mundo marchará para um amanhã incerto, cada vez pior.

Gosto do Texto de 1Pedro 5.7:

“E lançando SOBRE Jesus toda a VOSSA ANSIEDADE, porque Ele tem cuidado de vós”. Jesus tem o que não vamos encontrar neste mundo.

O ser humano não foi feito para carregar ansiedade. Ele foi feito para repartir com Deus sua ansiedade.

Sempre temos que relembrar isso, porque o fato de creres em Deus, não significa que está imune a pensamentos suicidas. Quem nunca pensou nisso, mesmo que em um leve momento de fraqueza? Eu já. O mundo é pesado.

Jesus Cristo mesmo disse em sua época: “Neste mundo passais por aflições” (Jo 16.33). Temos períodos de muita alegria, mas também de muitas aflições. Aí precisamos relembrar que não estamos sozinhos.

Ele está aí com você onde você está. Só precisa aproveitar a oportunidade e abrir mão de suas auto tentativas e reconhecer-se fraco, para que Ele seja forte e você.

Não seja o próximo a suicidar-se, mas seja o próximo a lançar sobre Jesus Cristo tua ansiedade.

Que Deus te abençoe!

Webmail
Desenvolvido por Empresadois